IPVA Proporcional 2021: O que é? Prazos e Como Calcular

Você acabou de comprar um novo automóvel? Então, esteja ciente desde já que será necessário fazer o pagamento do IPVA proporcional 2021. Então, esse valor é diferente do pago normalmente pelos donos de veículos há mais tempo. Por conseguinte, há dúvidas e questionamentos sobre o assunto, o que é perfeitamente natural. Sendo assim, veja abaixo mais informações importantes referentes ao IPVA proporcional 2021.

IPVA Proporcional 2021

IPVA Proporcional 2021

O que é IPVA Proporcional?

É importante começar falando sobre o que é Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) , que significa Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Então, essa sigla se refere a um imposto federal que é cobrado para todos os donos de veículos no Brasil.

Portanto, com relação ao valor, o tributo vai depender de cada estado, onde o valor é estabelecido de acordo com o local em que o automóvel foi registrado.

A partir do pagamento desse IPVA, você vai poder circular sem qualquer tipo de problema pelas rodovias. Então, com relação ao IPVA proporcional, é apenas cobrado quando você faz a compra do veículo a partir do meio do ano.

Por conseguinte, não há qualquer necessidade de fazer o pagamento total.

O que é IPVA Proporcional

O que é IPVA Proporcional

Afinal de contas, esse valor proporcional leva em consideração o tempo que o proprietário está circulando com o automóvel.

Nesse sentido, você não paga o valor total se adquiriu o veículo a partir de fevereiro, tendo débito apenas no que andou realmente com o automóvel.

✓ Acompanhe as novidades:


Como Calcular o IPVA Proporcional 2021?

Calcular o IPVA proporcional 2021 é algo muito simples, logo você não vai ter problema em chegar a esse valor.

  • No entanto, esse cálculo é realizado segundo cada estado determina, já que é feito de acordo com as regras estabelecidas por cada uma das regiões.
  • Além disso, é levado em consideração, obviamente, o tempo que o automóvel foi utilizado ou levando os dias restantes do ano em consideração.
  • Sem contar que para o cálculo também se usa a alíquota que é estabelecida por cada categoria de automóvel.
  • Então, a partir de tudo isso, você faz uso dessa alíquota para realizar o cálculo, multiplicando-a pelo valor do seu automóvel, levando em consideração nesse caso a tabela Fipe.
Como Calcular o IPVA

Como Calcular o IPVA

Como visto, é bem simples, mas, se preferir, você pode se utilizar de alguns simuladores na internet que facilitam esse cálculo.

Inclusive, é possível acessar o próprio site do Detran do seu estado para ficar a par desse valor e de como o cálculo é realizado.


Prazo de Pagamento do IPVA Proporcional 2021

Depois de ter feito a aquisição do seu automóvel, é fundamental que você vá até o Detran imediatamente para solicitar as informações referentes aos prazos de pagamento do IPVA proporcional.

Então, você faz a emissão do boleto, que deve ser pago no prazo de 5 dias depois da compra do veículo.

✓ Saiba como parcelar o IPVA em cada Estado:

É importante não esperar pagar esse tributo somente depois da data do emplacamento do veículo, pois, nesse caso, há regras bem diferentes.

Assim sendo, para os próximos vencimentos e pagamentos do futuro, você pode seguir as regras que são estabelecidas para o pagamento normal.

Leave a Reply