Como pagar IPVA 2021 pelo Pix

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa de imposto estadual. O mesmo incide apenas sobre a propriedade de veículos brasileiros, ou seja, embarcações e aeronaves não entram aqui. Geralmente, cada governo estadual tem uma base de critério para definir os valores da taxação. Alguns costumam ter a média de 1% e 3% do valor do automóvel, com os mais caros chegando a 4%. Lembrando que este é um imposto anual, ou seja, que deve ser cobrado apenas uma vez por ano. É bastante comum que muitas pessoas acabem se enrolando na hora de realizar o pagamento. Assim, separamos neste artigo uma alternativa interessante: a de como pagar IPVA 2021 pelo PIX.

Como pagar IPVA 2021 pelo Pix

Como pagar IPVA 2021 pelo Pix

Veja ainda: Bradesco IPVA 2021 Licenciamento Parcelamento IPVA 2021.

O que é PIX: conheça a nova ferramenta dos bancos

Para quem quer uma opção mais rápida, você pode pagar o IPVA 2021 pelo PIX. Entretanto, muitos ainda não conhecem esta nova plataforma revolucionária dos bancos. O PIX nada mais é que um novo meio de pagamento instantâneo. Com ele, as alternativas de TED e DOC, devem, eventualmente, cair drasticamente.

Até porque, a promessa desta chave virtual é que não haja mais taxas para transferências. Além do que, cada transferência cairá na hora, em um intervalo inferior a dez segundos. A melhor parte é que isso vale para finais de semanas, e até mesmo feriados. Ainda não há uma previsão para transações vindas do exterior.

O que é PIX

O que é PIX

Formas de pagamento do IPVA

Existem algumas outras opções para pagar o IPVA 2021 pelo PIX, além deste método. A primeira e mais comum é se dirigir a uma agência bancária credenciada. Aliás, não esqueça do número do seu RENAVAM, porque você vai precisar.

Existem outras alternativas para você, como guichês de caixa, internet, ou até mesmo débito agendado. Caso queira, ainda poderá consultar outros canais que são oferecidos pelas instituições bancárias para pagar seu imposto. Lembre-se sempre de respeitar a data de vencimento do seu IPVA, que está disponível em seu site.

Como pagar IPVA 2021 pelo PIX: é possível?

Na verdade, sim, a promessa das instituições bancárias é de que seja possível pagar o IPVA 2021 pelo PIX. Até porque, tal ferramenta produzida pelo Banco Central, e repassada as demais instituições financeiras do Brasil, ainda é muito nova.

Foi lançada apenas na segunda metade do segundo semestre de 2020, para vocês terem uma noção. Então, existem muitos poucos casos de pessoas que conseguiram pagar tal imposto pelo PIX. Até porque, muitos IPVAs costumam ser cobrados no primeiro mês do ano, em janeiro.

Passo a passo para pagar IPVA pelo PIX

Para pagar seu IPVA 2021 pelo PIX, você terá que:

  1. Acessar, primeiramente, o aplicativo de seu banco de preferência, em seu aparelho celular
  2. Posteriormente, acessar a opção do PIX, no mesmo
  3. Então, ir até o setor de pagamentos, dentro do aplicativo
  4. Na sequência, direcione-se a opção de pagamento de taxas e impostos
  5. Agora, basta preencher os dados do seu veículo que forem requisitados. Os mesmos serão o seu RENAVAM e a placa de seu automóvel
  6. Basta finalizar seu pagamento utilizando sua chave de acesso

Leave a Reply